No ciclo hidrológico grande quantidade de água precipitada nos continentes penetra por gravidade no solo até atingir as zonas saturadas que constituem o reservatório de água subterrânea – os chamados “lençóis aqüíferos” ou “aqüíferos”. A propriedade dos solos que aponta a maior ou menor facilidade que os mesmos oferecem à passagem da água através de seus vazios é numericamente expressa pelo “coeficiente de permeabilidade (k)”, quanto menor o “k”, menos fluxo de água escoa pelos vazios do solo.
Quando uma escavação atinge os aqüíferos e se torna necessário executar qualquer serviço a seco, é necessário esgotar a água durante a execução desses serviços. O processo empregado para esse fim é denominado “rebaixamento temporário de aqüífero”, que consiste no desenvolvimento de um gradiente hidráulico, em relação ao nível d'água natural, de modo a formar um fluxo artificial de água para pontos localizados. A escolha da metodologia é função da geometria e profundidade da escavação abaixo do nível d'água, da permeabilidade e do tipo do aqüífero.
Os sistemas de rebaixamento de lençol freático viabilizam a execução de diversas obras, tais como: Saneamento básico, Fundações, Barragens, Túneis e demais obras abaixo do nível do lençol.
O sistema “Well-Point” é uma técnica caracterizada pelo rebaixamento do lençol freático através de linhas de ponteiras filtrantes cravadas no solo com profundidades adequadas às cotas das escavações abaixo do nível d’água. Este método viabiliza a execução do rebaixamento de lençol freático em amplas áreas independente da profundidade, sendo que cada nível de ponteira deverá ser instalada no máximo a cada 5 metros de altura. Para obras de grandes profundidades ainda indica-se esta metodologia quando for possível a instalação dos equipamentos em diferentes níveis.
O sistema de rebaixamento através de poços profundos é indicado para obras confinadas com grandes profundidades em aqüíferos de elevada permeabilidade. O método consiste basicamente na perfuração de poços de pequeno diâmetro, com o uso de perfuratriz rotativa, onde são instalados conjuntos de filtros e bombas submersas ligadas a uma rede coletora d’água. No caso de solos com menor permeabilidade substitui-se as bombas submersas pelo sistema de injetores.